ATIVIDADES DO CONGRESSO, DATAS IMPORTANTES E FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
Além das conferências, o evento será composto de minicursos, mesas-redondas e simpósios temáticos, distribuídos da seguinte forma:
Link para inscrições: https://www.siget2024.eventos.dype.com.br/inscricoes/capa
Minicursos: Ministrados por pesquisadores nacionais e internacionais convidados.
- Lista de minicursos para inscrição (apenas para o participantes do XII SIGET já inscritos)
- As inscrições nos minicursos estarão abertas até o dia 18/10, no limite das vagas para cada minicurso e apenas para os participantes efetivamente inscritos no XII SIGET.
Mesas-redondas: Compostas por pesquisadores nacionais e internacionais convidados para discutir a temática central do SIGET.
Simpósios Temáticos: Os simpósios deverão ser coordenados por dois ou três pesquisadores doutores de até três instituições diferentes. Os coordenadores têm a função de avaliar todos os resumos submetidos, organizar e promover o debate nas sessões. Cada sessão, incluindo a de apresentação de pôsteres, terá a duração de até 3 horas.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
AOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS (ST) APROVADOS
Os interessados poderão submeter propostas de Comunicação Oral e Pôsteres nos Simpósios Temáticos.
Submissão de Comunicação Oral
Poderão se inscrever nos Simpósios Temáticos, com apresentação de comunicação oral, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e professores da educação básica.
Cada participante poderá submeter de um a dois resumos.
As comunicações orais poderão ter, no máximo, um autor e três coautores.
Submissão de Pôster (em formato digital)
Poderão se inscrever nos Simpósios Temáticos, com apresentação de pôsteres, alunos da graduação ou da educação básica, desde que vinculados a projetos de iniciação científica e em coautoria com o professor-orientador.
Cada participante poderá submeter de um a dois resumos.
Os pôsteres poderão ter, no máximo, um autor e um coautor.
Os pôsteres serão apresentados em formato digital, dentro das sessões do respectivo Simpósio Temático para o qual foram aprovados. O tempo previsto para essa apresentação não deverá ultrapassar 10 minutos.
Como estrutura do material digital que guiará a apresentação, sugerimos: título do trabalho; autor(es); orientador(a) e respectivas filiações institucionais; agência financiadora (se houver); introdução; objetivo(s); metodologia; resultados; referências.
Inscrições de trabalho em coautoria
Para submeter trabalho, será necessário, antes, fazer a inscrição no XII SIGET. A submissão do resumo poderá ser feita no ato da inscrição ou, posteriormente, na sua área de inscrito, respeitada a data-limite para essa ação: 15/05/2024. 23/05/24.
Após finalizar a submissão, o trabalho receberá um código, o qual deverá ser repassado pelo responsável pela submissão a seu(s) coautor(es), em caso de trabalho em coautoria.
Em seguida, os coautores deverão realizar sua inscrição e optar por não incluir trabalho. Após a inscrição ser efetivada, o coautor deverá retornar à sua área de inscrito, clicar em “Inscrever-se como coautor de trabalho” e inserir o código do trabalho.
A inscrição como coautor de um trabalho poderá ser realizada somente no período de submissão de propostas: até 15/05/2024. 23/05/24.
Normas de formatação dos resumos:
Todos os resumos, na modalidade de comunicação oral ou pôster, devem seguir as seguintes orientações:
- Indicação do Simpósio Temático;
- Título do trabalho;
- Indicação de coautores/as, se houver. Todos/as autores/as do trabalho deverão ter realizado inscrição no evento, inclusive os/as coautores/as que não irão participar do evento. Apenas um dos autores deverá submeter o resumo;
- Resumo: com o mínimo de 150 (cento e cinquenta) e o máximo de 300 (trezentas) palavras, contendo apresentação de objetivos, pressupostos teóricos, metodologia e resultados do trabalho;
- OBS. 1: menção a apoio de agência de fomento, quando for o caso, deve vir ao final do resumo, entre parênteses, sem referência ao(s) nome(s) do(s) autor(es). Exemplo: (Apoio: CNPq – Processo 0000-000000-0).
- Palavras-chave: apresentação de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
OBS. 2: o resumo poderá ser submetido em português, espanhol, francês ou inglês.
VEJA A LISTA COMPLETA DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS APROVADOS: https://xiisiget.gtgeneros.com.br
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O/a proponente não precisa realizar o pagamento da taxa de inscrição para submeter o trabalho. O pagamento deverá ser efetuado apenas nas datas previstas no cronograma do evento. O pagamento da taxa de inscrição dos trabalhos aprovados será exigido dos proponentes para que o trabalho conste na programação e para que seja emitido o certificado.
DATAS IMPORTANTES
Período de inscrição nos Simpósios Temáticos (comunicação e pôster): de 15/04/2024 a 15/05/2024 23/05/24.
(Obs.: somente poderão ser realizados os Simpósios Temáticos que receberem e aceitarem, no mínimo, 5 trabalhos.)
Envio das cartas de aceite aos trabalhos submetidos aos Simpósios: até 17/06/2024.
Período de pagamento das inscrições: de 04/07/2024 a 30/09/2024 07/10/24.
Período para inscrição sem apresentação de trabalho: de 04/07/2024 a 27/09/2024. [INSCRIÇÕES ENCERRADAS.]
Período de inscrição em Minicurso (para os inscritos com ou sem apresentação de trabalho): 30/06/2024 a 28/09/2024. 10/08/2024 a 28/09/2024 (vagas limitadas).
(Obs.: a relação de minicursos será divulgada até 9 de agosto, no site do evento: https://xiisiget.gtgeneros.com.br/)
FORMATO DO EVENTO: presencial
OBS.: Excepcionalmente, a Comissão Organizadora permitirá a realização de Simpósios Temáticos híbridos propostos por pesquisadores estrangeiros ou em colaboração com pesquisador(es) estrangeiro(s), desde que pelo menos um dos coordenadores do Simpósio esteja presente no local do evento e que haja comunicações inscritas e aprovadas no Simpósio, apresentadas presencialmente. Caberá aos coordenadores do ST definirem quais serão as apresentações por videoconferência, todas elas devidamente inscritas e aprovadas.
Link para acesso aos Simpósios Temáticos: https://www.siget2024.eventos.dype.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=622
No XII SIGET, o tema norteador se desdobra em quatorze outros subtemas
Confira abaixo a relação de subtemas:
- Gêneros textuais/discursivos e letramentos acadêmicos-científicos;
- Gêneros textuais/discursivos e letramentos críticos;
- Gêneros textuais/discursivos e letramentos para o combate a vulnerabilidades;
- Gêneros textuais/discursivos e desinformação;
- Gêneros textuais/discursivos e divulgação científica;
- Gêneros textuais/discursivos, letramentos e formação de professores;
- Gêneros textuais/discursivos e tecnologias digitais;
- Gêneros textuais/discursivos e atividades profissionais;
- Gêneros textuais/discursivos e literatura/mídias;
- Gêneros textuais/discursivos e análise linguística e semiótica;
- Gêneros textuais/discursivos: metodologias para análise;
- Gêneros textuais/discursivos e abordagens interculturais;
- Gêneros textuais/discursivos e práticas de linguagem na escola;
- Gêneros textuais/discursivos e produção, avaliação e escolha de livros e materiais didáticos.
PROPOSTAS E INSCRIÇÕES PARA OS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Normas de formatação das propostas de Simpósio Temático
1. A proposta deverá ser enviada em arquivo Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, margens esquerda e direita de 3 cm, inferior e superior de 2,5 cm
2. Organização da proposta: a) indicação do eixo temático no qual se insere o simpósio em caixa-alta; b) na linha seguinte, título do simpósio em caixa-alta, centralizado; c) na linha seguinte, nome e filiação acadêmica dos coordenadores; d) duas linhas abaixo, resumo da proposta com o mínimo de 200 (duzentas) e o máximo de 400 (quatrocentas) palavras; e) na linha seguinte, entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave; f) menção a apoio de agência de fomento, quando for o caso, deve vir ao final do resumo, entre parênteses, sem referência ao(s) nome(s) do(s) autor(es). Exemplo: (Apoio: CNPq – Processo 0000-000000-0).
3. Resumo da proposta com no mínimo 200 e máximo de 400 palavras, 5 palavras-chave.
4. As propostas de simpósio começam no dia 10/02/2024 e vão até 11/03/2024, devendo ser enviadas para o e-mail xiisiget2024@gmail.com
Instituições parceiras e apoiadores: