El evento

ATIVIDADES DO CONGRESSO, DATAS IMPORTANTES E FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Además de las conferencias, el evento constará de minicursos, mesas redondas y simposios temáticos, distribuidos de la siguiente manera:

Link para inscrições: https://www.siget2024.eventos.dype.com.br/inscricoes/capa

Minicursos: impartidos por investigadores nacionales e internacionales invitados.

Mesas redondas: Formadas por investigadores nacionales e internacionales invitados para debatir sobre el tema central del SIGET.

Simpósios Temáticos: Os simpósios deverão ser coordenados por dois ou três pesquisadores doutores de até três instituições diferentes. Os coordenadores têm a função de avaliar todos os resumos submetidos, organizar e promover o debate nas sessões. Cada sessão, incluindo a de apresentação de pôsteres, terá a duração de até 3 horas.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

AOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS (ST) APROVADOS

Os interessados poderão submeter propostas de Comunicação Oral e Pôsteres nos Simpósios Temáticos.

Submissão de Comunicação Oral

Poderão se inscrever nos Simpósios Temáticos, com apresentação de comunicação oral, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e professores da educação básica.

Cada participante poderá submeter de um a dois resumos.

As comunicações orais poderão ter, no máximo, um autor e três coautores.


Submissão de Pôster (em formato digital)

Poderão se inscrever nos Simpósios Temáticos, com apresentação de pôsteres, alunos da graduação ou da educação básica, desde que vinculados a projetos de iniciação científica e em coautoria com o professor-orientador.

Cada participante poderá submeter de um a dois resumos.

Os pôsteres poderão ter, no máximo, um autor e um coautor.

Os pôsteres serão apresentados em formato digital, dentro das sessões do respectivo Simpósio Temático para o qual foram aprovados.  O tempo previsto para essa apresentação não deverá ultrapassar 10 minutos.

Como estrutura do material digital que guiará a apresentação, sugerimos: título do trabalho; autor(es); orientador(a) e respectivas filiações institucionais; agência financiadora (se houver); introdução; objetivo(s); metodologia; resultados; referências.


Inscrições de trabalho em coautoria

Para submeter trabalho, será necessário, antes, fazer a inscrição no XII SIGET. A submissão do resumo poderá ser feita no ato da inscrição ou, posteriormente, na sua área de inscrito, respeitada a data-limite para essa ação: 15/05/2024. 23/05/24.

Após finalizar a submissão, o trabalho receberá um código, o qual deverá ser repassado pelo responsável pela submissão a seu(s) coautor(es), em caso de trabalho em coautoria.
Em seguida, os coautores deverão realizar sua inscrição e optar por não incluir trabalho. Após a inscrição ser efetivada, o coautor deverá retornar à sua área de inscrito, clicar em “Inscrever-se como coautor de trabalho” e inserir o código do trabalho.

A inscrição como coautor de um trabalho poderá ser realizada somente no período de submissão de propostas: até 15/05/2024. 23/05/24.

Normas de formatação dos resumos:

Todos os resumos, na modalidade de comunicação oral ou pôster, devem seguir as seguintes orientações:

  • Indicação do Simpósio Temático;
  • Título do trabalho;
  • Indicação de coautores/as, se houver. Todos/as autores/as do trabalho deverão ter realizado inscrição no evento, inclusive os/as coautores/as que não irão participar do evento. Apenas um dos autores deverá submeter o resumo;
  • Resumo: com o mínimo de 150 (cento e cinquenta) e o máximo de 300 (trezentas) palavras, contendo apresentação de objetivos, pressupostos teóricos, metodologia e resultados do trabalho;
  • OBS. 1: menção a apoio de agência de fomento, quando for o caso, deve vir ao final do resumo, entre parênteses, sem referência ao(s) nome(s) do(s) autor(es). Exemplo: (Apoio: CNPq – Processo 0000-000000-0).
  • Palavras-chave: apresentação de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

    OBS. 2: o resumo poderá ser submetido em português, espanhol, francês ou inglês.

VEJA A LISTA COMPLETA DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS APROVADOS: https://xiisiget.gtgeneros.com.br

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O/a proponente não precisa realizar o pagamento da taxa de inscrição para submeter o trabalho. O pagamento deverá ser efetuado apenas nas datas previstas no cronograma do evento. O pagamento da taxa de inscrição dos trabalhos aprovados será exigido dos proponentes para que o trabalho conste na programação e para que seja emitido o certificado.

FECHAS IMPORTANTES

Período de inscripción para los Simposios Temáticos (ponencias y posters): de 15/04/2024 a 15/05/2024 23/05/24.

(Nota: sólo podrán celebrarse los Simposios Temáticos que reciban y acepten al menos 5 ponencias).

Envío de cartas de aceptación de las comunicaciones presentadas a los Simposios:el 17/06/2024.

Período de pago de la inscripción: de 04/07/2024 a 30/09/2024 07/10/24.

Periodo de inscripción sin presentación de comunicaciones: de 04/07/2024 a 27/09/2024. [INSCRIÇÕES ENCERRADAS.]

Periodo de inscripción al Minicurso (para inscritos con o sin presentación de ponencia): 30/06/2024 a 28/09/2024. 10/08/2024 a 28/09/2024 (vagas limitadas).

(Obs.: a relação de minicursos será divulgada até 9 de agosto, no site do evento: https://xiisiget.gtgeneros.com.br/)

FORMATO DO EVENTO: presencial

OBS.: Excepcionalmente, a Comissão Organizadora permitirá a realização de Simpósios Temáticos híbridos propostos por pesquisadores estrangeiros ou em colaboração com pesquisador(es) estrangeiro(s), desde que pelo menos um dos coordenadores do Simpósio esteja presente no local do evento e que haja comunicações inscritas e aprovadas no Simpósio, apresentadas presencialmente. Caberá aos coordenadores do ST definirem quais serão as apresentações por videoconferência, todas elas devidamente inscritas e aprovadas.

Link para acesso aos Simpósios Temáticos: https://www.siget2024.eventos.dype.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=622

En el XII SIGET, el tema rector se desglosa en otros catorce subtemas:

Consulte la lista de subtemas a continuación:

  1. Géneros textuales/discursivos y alfabetización académica;
  2. Géneros textuales/discursivos y alfabetización crítica;
  3. Géneros textuales/discursivos y alfabetización para combatir vulnerabilidades;
  4. Géneros textuales/discursivos y desinformación;
  5. Géneros textuales/discursivos y divulgación científica;
  6. Géneros textuales/discursivos, alfabetización y formación del profesorado;
  7. Géneros textuales/discursivos y tecnologías digitales;
  8. Géneros textuales/discursivos y actividades profesionales;
  9. Géneros textuales/discursivos y literatura/medios de comunicación;
  10. Géneros textuales/discursivos y análisis lingüístico y semiótico;
  11. Géneros textuales/discursivos: metodologías de análisis;
  12. Géneros textuales/discursivos y enfoques interculturales;
  13. Géneros textuales/discursivos y prácticas lingüísticas en la escuela;
  14. Géneros textuales/discursivos y producción, evaluación y elección de libros de texto y materiales didácticos.

PROPUESTAS E INSCRIPCIÓN EN SIMPOSIOS TEMÁTICOS

Normas de formato para las propuestas de simposios temáticos

1. La propuesta debe enviarse en un archivo Word, fuente Times New Roman, tamaño 12, interlineado sencillo, márgenes izquierdo y derecho de 3 cm, márgenes inferior y superior de 2,5 cm.

2. Organización de la propuesta: a) indicar en mayúsculas el eje temático del simposio; b) en la línea siguiente, el título del simposio en mayúsculas y centrado; c) en la línea siguiente, el nombre y la afiliación académica de los coordinadores; d) dos líneas más abajo, un resumen de la propuesta con un mínimo de 200 (doscientas) y un máximo de 400 (cuatrocientas) palabras; e) en la línea siguiente, entre 3 (tres) y 5 (cinco) palabras clave; f) la mención del apoyo de un organismo de financiación, si procede, deberá figurar al final del resumen, entre paréntesis, sin hacer referencia al nombre del autor o autores. Ejemplo: (Apoyo: CNPq - Proceso 0000-000000-0).

3. Dos líneas más abajo, un resumen de la propuesta con un mínimo de 200 (doscientas) y un máximo de 400 (cuatrocientas) palabras;

4. Las propuestas de simposio podrán ser enviadas del 10/02/2024 al 11/03/2024 y deberán ser enviadas a e-mail xiisiget2024@gmail.com

Instituições parceiras e apoiadores:

es_ESES