Relação de Simpósios Temáticos

Confira abaixo relação de Simpósio Temáticos do XII SIGET.

Simpósios Temáticos

  • EIXO TEMÁTICO 1 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS

ST 01 | A orientação acadêmica de gêneros textuais/discursivos como trabalho pedagógico
Jéssica do Nascimento Rodrigues (UFF)
Marcela Tavares de Mello (UFJF; FAETERJ)
Camila Duarte de Souza (SME – Duque de Caxias/RJ)  

ST 02 | A processualidade na escrita acadêmica em gêneros e abordagens teóricas
Fabiana Esteves Neves (UFF)
Jéssica do Nascimento Rodrigues (UFF) 

ST 03 | Desafios contemporâneos para o letramento acadêmico-científico
Fabiana Komesu (UNESP)
Juliana Alves Assis (PUC Minas/CNPq)
Adriana Fischer (FURB/CNPq) 

ST 04 | Descrição, análise e ensino de gêneros acadêmicos
Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo (UPE)
Bárbara Olímpia Ramos de Melo (UESPI/LEIA)
Francisco Alves Filho (UFPI/CATAPHORA)

ST 05 | Escrita de gêneros acadêmicos no contexto da graduação: concepções e práticas
Tatiane Henrique Sousa Machado (UNIPAR)
Mônica Cristina Metz (UNESPAR)  

ST 06 | Experiencias de trabajo con lectura y escritura en las trayectorias estudiantiles y la actividad docente
Virginia Orlando (FHCE – Universidad de la República, Uruguay)
Laura Musto (FIC – Universidad de la República, Uruguay)

ST 07 | Gêneros acadêmico-científicos e perspectivas sociorretóricas para a pesquisa e o ensino
John Hélio Porangaba de Oliveira (UESPI/CAPES)
Benedito Gomes Bezerra (UNICAP/UPE)
Jaciara Josefa Gomes (UPE) 

ST 08 | Gêneros de texto/do discurso como mediadores da formação e da atuação de monitores em laboratórios de letramentos acadêmico-científicos
Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP – Campus Cornélio Procópio)
Márcia Adriana Dias Kraemer (UFFS – Campus Realeza) 

ST 09 | Letramentos acadêmicos em tempos de inteligência artificial: práticas e perspectivas
Anderson Carnin (UNICAMP)
Inês Signorini (UNICAMP)
Otília Costa e Sousa (Universidade de Lisboa, Portugal)
Sílvia Lima Gonçalves Araújo (Universidade do Minho, Portugal) 

ST 10 | Relação entre gêneros textuais/discursivos e eventos de letramentos científicos em múltiplas práticas de linguagem
Edmar Peixoto de Lima (UERN)
Flávia Cristina Candido de Oliveira (UVA)
Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues (IFCE)

  • EIXO TEMÁTICO 2 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E LETRAMENTOS CRÍTICOS

ST 11 | Gêneros textuais/discursivos e letramento multimodal crítico: perspectivas para o ensino de línguas
Antonia Dilamar Araújo (UECE)
Maria Zenaide Valdivino da Silva (UECE)
Michelle Soares Pinheiro (IFCE) 

ST 12 | Gênero textual e discurso: contribuições para a análise de práticas sociais e discursivas
Sônia Virginia Martins Pereira (UFPE)
Monique Alves Vitorino (UPE) 

ST 13 | Letramentos críticos, gêneros textuais/discursivos e práticas pedagógicas para a agência cívica e a vida democrática
Maria do Socorro Oliveira (UFRN)
Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques (IFRN)
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

  • EIXO TEMÁTICO 3 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E LETRAMENTOS PARA COMBATER A VULNERABILIDADE

ST 14 | A aprendizagem de uma nova língua no contexto da migração: projetos de letramento, multimodalidades e gêneros discursivos
Sandra M. S. Cavalcante (PUC Minas)
Josiane A. Militão (PUC Minas)
Lúcia Maria Assunção Barbosa (UnB) 

ST 15 | Vulnerabilidade linguístico-discursiva: uma tensão entre gênero textual/discursivo e o acontecimento
Márcio Rogério de Oliveira Cano (UFLA)
Maria Eugênia Batista (UNIFESP)
Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira (UFG) 

  • EIXO TEMÁTICO 4 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E DESINFORMAÇÃO

ST 16 | Desinformação e produção de sentido: funcionamento discursivo, narrativas e o ecossistema
Eliara Santana Ferreira (CLE/UNICAMP)
Fernanda Zilli do Nascimento (Faculdades Kennedy)
Robson Figueiredo Brito (PUC Minas)

ST 17 | Discurso e interseccionalidade em práticas de desinformação
Mariana Rafaela Batista Silva Peixoto (UFU)
Marco Túlio Pena Câmara (UFT) 

ST 19 | Leitura e produção em mídias digitais: da desordem informacional à educação crítica
Débora Hissa (UECE/PosLA/Lent)
Petrilson Pinheiro (UNICAMP/IEL/GPmulti) 

ST 20 | O funcionamento da desinformação: contribuições de diferentes perspectivas teórico-metodológicas
Lorena Maria Nobre Tomás (UEA)
Elaine Pereira Andreatta (UEA/UNICAMP)
Renata Nobre Tomás (UEA)

ST 21 | Produção e circulação de sentidos em tempos de fake news
Claudio Humberto Lessa (CEFET – MG)
Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues (PUC Minas)
Jane Quintiliano Guimarães Silva (PUC Minas) 

  • EIXO TEMÁTICO 5 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
  • EIXO TEMÁTICO 6 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS, LETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ST 23 | A formação de professores e tutores de escrita para fins acadêmicos: por uma educação linguística para a internacionalização
Anelise Scotti Scherer (UFMG)
Marília Mendes Ferreira (USP)
Daniela de Jesus Carvalho (Centro Universitário Ítalo Brasileiro)

ST 24 | Engenharia didática e formação de professores: desafios e perspectivas na abordagem de temas transversais
Simone Maria Dantas Longhi (UFV)
Flavia Fazion (UFPR)
Emily Caroline da Silva (USP) 

ST 25 | Estudos discursivos e textuais para o letramento docente
Maria Angela Paulino Teixeira Lopes (PUC Minas)
Rita de Cássia Souto Maior (UFAL)
Maria Teresa Tedesco (UERJ)

ST 26 | Formação de professores e práticas de ensino de língua portuguesa para falantes de outra(s) língua(s): estrangeira, adicional, de acolhimento ou de herança 
Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros (PUC Minas)
Francisca Paula Maia (UNILA /CEFET-MG / SRI DELTEC)
Soelis Teixeira do Prado Mendes (UFOP)`
Viviane Ap. Bagio Furtoso (UEL) 

ST 27 | Gêneros textuais/discursivos, letramentos e multiletramentos na formação inicial e continuada de professores
Eretuza Gurgel de Oliveira (UERN)
Jaciara Limeira de Aquino (UERN)
Priscila do Vale Silva (UERN)

ST 28 | Gêneros textuais/discursivos no percurso docente: foco nos letramentos acadêmico-científicos e profissionais
Ada Magaly Matias Brasileiro (UFOP)
Lidia Stutz (UNICENTRO/PR)
Maria Izabel Rodrigues Tognato (Unespar – Campus de Campo Mourão)

ST 29 | O desenvolvimento docente por meio da análise de práticas de linguagem em situações de ensino e formação
Flavia Fazion (UFPR)
Simone Maria Dantas Longhi (UFV)
Suélen Maria Rocha (UEL) 

ST 30 | O gênero de texto do trabalho do professor e formação inicial: considerações teóricas e práticas
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC/CNPq/)
Blanca Araceli Rodríguez Hernández (Universidad Autónoma de Querétaro, México)

ST 31 | Oralidade e gêneros orais: práticas de ensino e de formação docente
Tânia Guedes Magalhães (UFJF)
Letícia Jovelina Storto (UENP)
Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel (UPE) 

ST 32 | Os gêneros textuais nas práticas formativas para a aprendizagem de línguas e para o desenvolvimento de professores e pesquisadores
Eliane Gouvêa Lousada (USP)
Anise d’Orange Ferreira (UNESP)
Thiago Jorge Ferreira Santos (UFSC) 

ST 33 | Pedagogia de gêneros textuais e letramento na educação bilíngue de surdos
Waldemar dos Santos Cardoso Junior (UFPA)
Eliamar Godoi (UFU) 

ST 34 | Práticas reflexivas de leitura e escrita a partir do uso dos gêneros discursivos e do letramento na formação de professores
Rafael Borges (UFRN)
Emmy Antonella González Lillo (Universidad de O’Higgins, Chile) 

  • EIXO TEMÁTICO 7 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

ST 35 | Gêneros digitais em ambientes de aprendizagem colaborativa:  possibilidades e desafios
Laura Rampazzo (UNESP – Araraquara)
Priscilla de Souza Ferro (Fatec – Jaboticabal/Sertãozinho) 

ST 36 | Gêneros textuais/discursivos e tecnologias digitais: reflexões e práticas para o ensino de línguas
Patrícia Vasconcelos Almeida (UFLA)
Ana Carolina de Laurentiis Brandão  (UNEMAT)
Mauriceia Silva de Paula Vieira (UFLA)

ST 37 | Gêneros textuais/discursivos e tecnologias digitais: ressignificando modos de ensinar e de aprender
Helena Maria Ferreira (UFLA)
Marta Cristina da Silva (UFJF)
Jaciluz Dias Fonseca (UFLA) 

ST 38 | Perspectivas para o ensino-aprendizagem a partir de gêneros discursivos digitais
Márcia Helena de Melo Pereira (UESB)
Anne Carolline Dias Rocha Prado (UESB)
Fábio Marques de Souza (UEPB)

  • EIXO TEMÁTICO 8 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E ATIVIDADES PROFISSIONAIS

ST 39 | Escritas profissionais e processos de edição
Ana Elisa Ribeiro  (CEFET-MG)
Luciana Salazar Salgado (UFSCar/IEB-USP) 

ST 40 | Gêneros na educação profissional
José Ribamar Lopes Batista Júnior (CTF/UFPI/CNPq)
Evandro Gonçalves Leite (IFRN/Campus Pau dos Ferros)
Kélvya Freitas Abreu (IF Sertão Pernambucano/Campus Salgueiro)

ST 41 | Gêneros textuais/discursivos e letramentos acadêmico-profissionais: contextos formativos em diferentes culturas disciplinares
Regina Celi Mendes Pereira (UFPB/CNPq)
Laura Silveira Botelho (UFSJ)
Marília de Carvalho Caetano Oliveira (UFSJ) 

ST 42 | Linguagem simples e leitura fácil: acessibilidade em gêneros textuais diversos
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires (IFSUL)
José de Souza Muniz Jr. (CEFET-MG) 

  • EIXO TEMÁTICO 9 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E LITERATURA/MÍDIAS

ST 43 | A literatura fora do livro
Raquel Beatriz Junqueira Guimarães (PUC Minas/FAJE)
José Hélder Pinheiro Alves (UFCG) 

ST 44 | Narrativa e resistência
Vera Lopes da Silva (PUC Minas)
Marilda Beijo Froes (IFSP)
Daniel Vecchio (UFRJ/FAPERJ) 

  • EIXO TEMÁTICO 10 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA

ST 45 | Argumentação e retórica em gêneros textuais e discursivos
João Benvindo de Moura (UFPI)
Deywid Wagner de Melo (UFAL) 

  • EIXO TEMÁTICO 11 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: METODOLOGIAS PARA ANÁLISE

ST 46 | Análise de gêneros à luz do Círculo de Bakhtin
Samuel de Carvalho Lima (IFRN)
Rafael Lira Gomes Bastos (UECE)

ST 60 | A constituição dialógica do texto em diferentes gêneros discursivos/textuais: descrição, análise e ensino
Rosângela Alves dos Santos Bernardino (UERN)
Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento (UFRN)
José Cezinaldo Rocha Bessa (UERN)

  • EIXO TEMÁTICO 13 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA ESCOLA

ST 47 | As inter-relações entre variação linguística, ensino de língua portuguesa e gêneros textuais/discursivos
Talita de Cássia Marine (UFU-Profletras)
Juliana Bertucci Barbosa (UFTM-Profletras/ Unesp-PPGLLP-Araraquara) 

ST 49 | Gêneros discursivos e práticas docentes: experiências na formação de professores
Camilla Ferreira (FEUFF)
Danuse Pereira Vieira (FEUFF)
Dayala Vargens (FEUFF/ POSLING LETRAS) 

ST 50 | Gêneros discursivos na era digital: implicações para o ensino
Lúcia Maria de Assis (UFF)
João de Deus Leite (UFNT)
Janete Silva dos Santos (UFNT) 

ST 51 | Gêneros em contexto digital e ensino de língua portuguesa numa perspectiva textual
Isabel Muniz-Lima (Fale/UFAL/Protexto/GETEL)
Sâmia Araújo dos Santos (SEDUC/CE/PROFLETRAS/UFC/Protexto) 

ST 52 | Intertextualização e ensino de gêneros textuais
Florencia Miranda (Universidad Nacional de Rosario, Argentina)
Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza (UFC) 

ST 53 | O ensino e aprendizagem das práticas de linguagem na educação básica na perspectiva dialógica de trabalho com gêneros do discurso
Adriana Polato (Unespar)
Rodrigo Acosta Pereira (UFSC/CNPq)
Rosângela Hammes Rodrigues (UFSC) 

ST 54 | O lugar dos gêneros discursivos/textuais na educação linguística
Elzimar de Marins-Costa (UFMG)
Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF)

ST 55 | Práticas de linguagem na escola: os gêneros textuais como unidade de ensino
Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva (PPGEL/UFRN)
Maria de Fátima Silva dos Santos (UFRPE/UAST) 

ST 56 | Produção e circulação de gêneros do fazer pedagógico e a autonomia de professores na contemporaneidade
Ana Paula Martins Corrêa Bovo (UEMG)
Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo (CEFET/MG)
Viviane Raposo Pimenta (UFOP)

ST 57 | Redação do ENEM como gênero: abordagens, epistemologias e práticas (2ª edição)
Adilson Ribeiro de Oliveira (IFMG – Campus Ouro Branco)
Kariny Cristina de Souza (UNIFEMM/UEMG)

ST 61 | A historicidade dos gêneros no ensino de línguas
Aurea Zavam (UFC)
Jorge Luis Queiroz Carvalho (UERN)

  • EIXO TEMÁTICO 14 | GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E PRODUÇÃO, AVALIAÇÃO E ESCOLHA DE LIVROS E MATERIAIS DIDÁTICOS

ST 58 | Desafios e perspectivas na avaliação de livros e materiais didáticos: uma abordagem centrada nos gêneros textuais/discursivos
Sebastião Carlúcio Alves-filho (Faculdade de Gestão e Inovação)
Silvio Ribeiro da Silva (UFJ) 

ST 59 | Instrumentos mediadores para os letramentos acadêmico-científicos: dispositivos didáticos em discussão
Jacqueline Costa Sanches Vignoli (Unespar)
Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL/ CNPq)


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRBR